sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um tema e uma forma de avaliar

Tema: Lixo
Nivel de ensino: 4ª série
Tipo de avaliação: Prova
Após trabalhar sobre o lixo com os alunos da 4ª série, aplicarei uma prova individual porque acho que com a prova, eles vão realmente mostrar oque aprenderam até o presente momento.

3 comentários:

  1. Mariane seu texto está muito bom, tomara que você consiga comcluir seu trabalho.
    Em minha opinião é uma das melhores maneiras de avaliar um aluno.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabens Mariane!! Boa reflexao que voce fez!
    Abraço...

    ResponderExcluir
  3. Valorizo muito a sua opinião, ela faz com que a gente reflita mais sobre a questão da avaliação. Não sou contra a prova, penso que em alguns momentos ela é fundamental para que o professor possa fazer um diagnóstico da compreensão do aluno sobre os temas estudados. Porém, ela deve ser aplicada sem traumas, sem que o aluno se sinta pressionado, assustado, porque isso pode deixá-lo ansioso, nervoso e impedir que ele responda o que realmente sabe. Com o resultado da prova, o professor precisa repensar a sua aula, ou seja, ver onde ficou faltando mediação para que o aluno compreendesse melhor, assim, precisa retomar esses pontos. O mais importante é que a prova não seja o único instrumento que o professor use para avaliar, que sejam utilizados também outros instrumentos que avaliem de forma mais ampla a construção que o aluno fez durante todo o processo ensino-aprendizagem. Vamos continuar trocando idéias. Abraço.

    ResponderExcluir